A Arte de Ser Palhaço

(Oficina de Iniciação)

 

 

Carga horária: 20h

Número de vagas: 20

Publico alvo: pessoas a partir de 16 anos, com ou sem experiência em palhaço ou teatro

A Arte de Ser Palhaço

O objetivo desta oficina é conduzir os participantes, através de jogos e brincadeiras, a entrar em contato com seu estado lúdico e assim entender o que é ser palhaço e tomar consciência que ele já existe em cada um de nós.

 

APRESENTAÇÃO

Ser palhaço não é só vestir uma roupa colorida, um sapato grande, um nariz vermelho e sair por aí fazendo caras e bocas. Ser palhaço é revelar o verdadeiro ser humano que está por trás da mascara do palhaço e da nossa própria mascara cotidiana.  

A partir dessa premissa a arte do palhaço possibilita aos participantes colocar em cena, não uma personagem construída de fora pra dentro, mas sim o seu próprio eu em estado de ludicidade genuíno e potente. Capaz de tocar verdadeiramente o outro e cativá-lo, seja para rir ou para emocionar ao se identificar no reflexo puro e gracioso do palhaço.

 

OBJETIVOS:

Reaprender a olhar o mundo com novos olhos, para capturar a graça do ambiente que nos cerca, redescobrir o prazer de brincar e divertir os outros com simples brincadeiras e graciosidades. Perder o medo do ridículo entendendo que as diferenças de cada um não são defeitos e sim qualidades que os tornam autênticos, únicos e, portanto excêntrico e por isso potencialmente cômico. Conhecer e exercitar as noções e princípios básicos da produção do cômico.

 

CONTEUDO PROGRAMÁTICO

  • O prazer de brincar

  • A busca do olhar genuíno

  • Auto-reconhecimento e auto-aceitação

  • O estado de Graaç

  • Facebook - White Circle