
REGULAMENTO
-
O QUE É A CASA DA PALHAÇARIA?
A Casa da Palhaçaria é um projeto que oferece diversas atividades para a formação, treinamento, instrumentalização e socialização para pessoas praticantes, interessadas e amantes da arte da palhaçaria.
2. ATIVIDADES OFERECIDAS
O projeto Casa da Palhaçaria, oferece atividades diretamente ligadas a formação e ao desenvolvimento do palhaço propriamente dito. Além disso serão oferecidas também, atividades que darão ao palhaço habilidades, ferramentas, técnicas e subsidios para a sua atuação e construção de números gags. Para usufruir das atividades especificas de formação do palhaço é necessário já ser palhaço ou ter passado por uma oficina de iniciação a palhaçaria. Não precisa, necessariamente ser a oficina oferecida pela Casa da Palhaçaria.
a) Atividades de formação: SAIDA DE PALHAÇO, CABARÉ EXPERIMENTAL, MENTORIA DE NÚMERO, RODA DE PALHAÇARIA, ENSAIO DO PALHAFOLIA
b) Atividades de Habilidades: TÉCNICAS DE PALHAÇARIA, PERCUSSÃO BÁSICA, ACROBACIA BÁSICA, MALABARES (bolas, lenço, claves e argolas), BAMBOLÊ E CORDA, ESTUDOS DE NÚMEROS CLASSICOS
c) Atividade Especial:
DANÇA DO VENTE
OBS: Diferente do formato de oficinas, onde o conteúdo é oferecido de forma condensada e por um período definido de tempo, com começo meio e fim, que exige a presença assídua dos alunos, na Casa da Palhaçaria a atividades são planejadas para se desenvolverem de forma regular e extensiva durante o ano, como numa academia de malhação, os associados frequentam de acordo com suas possibilidades.

3. INVESTIMENTO
O Participante paga uma taxa de 60,00 (sessenta reais) E tem direito a participar de todas as atividades oferecidas durante no projeto. Quantas quiser e puder, exceto as ATIVIDADES ESPECIAIS. e respeitando o pré-requisito das *Atividades de Formação.
Obs: O valor da mensalidade não muda, independentemente da quantidade de atividade que o associado está apto a participar e independente de quantas vezes ou quantas atividades ele venha a frequentar no mês.
obs: Esses valores são válidos até 31/12/2022
4. ATIVIDADES ESPECIAIS
Em curso, oficinas e workshops que acontecerão pontualmente, fora da grade do projeto, os associados da Casa da Palhaçaria terão direito a descontos ou bolsa.
5. LOCAL E CONTATOS
Sede da Cooperativa Baiana de Teatro – CBT. Rua das Laranjeiras, 46, Pelourinho, Salvador-BA.
Fone: 55 71 99131-0427 (João Lima) / Imail: limateatro@gmail.com, @casadapalhacaria
6. GRADE DE ATIVIDADES
(sujeita a alterações de horários e conteúdo)
.png)

7. EMENTAS DAS ATIVIDADES
a) OFICINA DE MALABARES:
Objetivo: Nesta oficina será ensinado a manipulação de bolinhas, claves e argolas e lenços. Além de desenvolver sua coordenação motora, aliviar o estresse e estimular a consciência lúdica, os participantes será capaz de executar uma performance de malabarista desde de o primeiro contato.
Conteúdo e Metodologia: As aulas são divididas em 5 partes, aquecimento e estimulo da coordenação motora, rotina de técnica de jogar e pegar o objeto, pratica de truques convencionais, pesquisa criativa de novos truques, e criação de rotina de número.
b) OFICINA DE ACROBACIA:
Objetivo: Nesta oficina será ensinado movimentos básicos de acrobacia de solo. Além de trabalhar fortalecimento e flexibilidade muscular os participantes adquirirão uma rotina de treino e elaborarão uma sequencia acrobática sozinho em dupla e em grupo.
Conteúdo e Metodologia: As aulas se dividem em aquecimento, alongamento, treino técnico dos movimentos e criação e treino de sequencias acrobática solo, em dupla e em grupo.
c) OFICINA DE NÚMEROS CLÁSSICOS DE PALHAÇARIA:
Objetivo: Nesta oficina os participantes conhecerão diversas dramaturgias da tradição circense e passará pelo processo de montagem e apresentação de algumas delas. Além de ampliar seu repertório de números e conhecimento da história do palhaço, os participantes desenvolverão ainda mais as qualidades de presença, lógica, tempo cômico e jogo do seu palhaço/palhaça.
Conteúdo e Metodologia: Com um formato meio aula meio ensaio as aulas terão três pontos de atenção, informações teórica a cerca da história dos palhaços e as suas dramaturgias; jogo e exercícios para o amadurecimento do palhaço e domínio da técnica da palhaçaria; e ensaio e montagem dos números clássicos estudados.
d) OFICINA DE
e) CORAL SOLFAZMERIR:
Objetivo: Nesta atividade os participantes ensaiarão um repertoria pré-determinado de músicas e sua respectiva performance corporal e ou de interação com as pessoas da plateia. Além dos ensaios acontecerão apresentações eventualmente.
Conteúdo e Metodologia: Nos encontros acontecerão um pouquinho de preparação e aquecimento vocal básico, preparação e aquecimento do estado de jogo da palhaçaria e o ensaio das músicas do repertório trabalhado.
f) OFICINA DE PERCUSSÃO PALHAFOLIA:
Objetivo: Nesta oficina os participantes irão conhecer os instrumentos utilizados e aprender os ritmos tocados pelo trupe percussiva Palhafolia.
Conteúdo e Metodologia: Nas aulas serão aplicado exercícios de percepção rítmica e exploração da sonoridade percussiva. Aprenderão o conceito de célula rítmica, técnica de como tirar o som de cada um dos instrumentos utilizados pelo Palhafolia (caixa, surdo, tamborim, caxixi e agogô) bem como os ritmos tocados pelo grupo (samba reggae, bião, funk, ijexá, samba de roda e etc)
g) MONITORIA DE NÚMEROS:
Objetivo: Nesta atividade, que é exclusiva para quem já é palhaço e está em processo de criação ou desenvolvimento de um número, o participante rceberá orientação a cerca do seu número com o objetivo de melhorar sua dramaturgia cênica, o potencial das gags e qualidade do jogo do palhaço.
Conteúdo e Metodologia: Será uma atividade de coletiva, uma vez que o palhaçaria precisa do olhar de uma plateia para se desenvolver, e contará com a condução do participante a criar um habito e rotina de treino/ensaio, mostra do seu material, avaliação e feed back do material apresentado e troca de experiencia com os demais colegas da atividade.
h) GRUPO DE TREINO BAMBOLE E CORDA:
Objetivo: Nesta atividade os participantes serão orientados a pesquisar, treinar e criar uma performance utilizando os bambolês dando outra utilidades para esse objeto para além de rodar na cintura. Utilizando-o mais como objeto de malabares e também como utilizar a atividade de pular corda de forma lúdica e artística.
Conteúdo e Metodologia: Nesta atividade os participantes aprenderão a partir de um processo coletivo de pesquisa, troca e orientação mútua. O facilitador terá a função de coordenar e organização do desenvolvimento dos treinos que terá um caráter autodidata.
i) TÉCNICAS DE PALHAÇARIA:
Objetivo: Nesta oficina os participantes praticarão jogos e exercícios para desenvolver a qualidade da sua arte em palhaçaria em seus vários aspectos. Jogo, presença, tempo cômico, interação com o público e etc.
Conteúdo e Metodologia: Nesta atividade os aprenderão, a partir de jogos e exercícios, conceitos teóricos e práticos do Palhaçaria Psicofísica e sua aplicação no jogo do palhaço em cena, no que diz respeito ao tempo cômico, presença cênica, improvisação, criação de gags, estado de jogo etc.
j)PALHAFOLIA – ENSAIO:
Objetivo: Nesta atividade os participantes aprenderão a tocar e executar as performances da Trupe Percussiva Palhafolia e estarão aptos a participarem das apresentações públicas.
Conteúdo e Metodologia: Nesta atividade os participantes treinarão os ritmos e levadas do Palhafolia e suas convenções, bem como as performances e dinâmicas executada para cada música. Também praticarão jogos e brincadeiras para desenvolver o se relacionar e interagir com o público e os colegas palhaços enquanto tocam.
k) CABARÉ DE PALHAÇARIA EXPERIMENTAL:
Objetivo: propiciar para os associados do projeto Casa da Palhaçaria, um espaço onde possam apresentar ao púbico, suas criações e pesquisa com direito a um retorno de alguns convidados especializados
Conteúdo e Metodologia: Além da presença de outros alunos e pesquisadores e amantes da palhaçaria, números e palhaços e palhaças já experientes comporão a programação do Cabaré para atrair o público geral, transformando essa atividade também em uma ação de formação de platéia para o universo circense.
l) PASSEIO DE PALHAÇO:
Objetivo: Essa vivência proporcionará ao participante desenvolver a personalidade e a lógica interna do seu palhaço em relação ao ambiente que o cerca. Tornando natural criar, diltar e resolver qualquer situação dentro da linguagem da palhaçaria.
Conteúdo e Metodologia: Nessa vivência os participantes, depois de passar por um ritual de preparação para se conectar com o seu estado de palhaço, relembrar os princípios da palhaçaria e vestir seu figurino, sai para colocar seu palhaço em contato com o mundo real. Acompanhado de um cuidar/monitor. E a atividade se completa com uma roda de conversa para um feed-back técnico.
m) RODA DE PALHAÇARIA:
Objetivo: Criar espaço e condições para os associados da Casa da Plahaçaria e convidados, fazerem apresentações dos seus trabalhos, para fortalecimento do palhaço pessoal, fortalecer o movimento circense e da palhaçaria, formar público pagante para a arte de rua e dar oportunidade para quem está se iniciando na arte da palhaçaria.
Conteúdo e Metodologia: Em espaço previamente escolhido, que tenha concentração de pessoas, e com divulgação prévia nos meios de divulgação digitais, será apresentado um espetáculo estruturado a partir de um sequencia de números, com diferentes palhaços e palhaças convidados, da Casa da Palhaçaria e de outros palhaços, palhaças da cidade.
n) DANÇA DO VENTRE