João Lima

 

Graduado em Direção Teatral pela Universidade Federal da Bahia e Especialização em Ludicidade e Desenvolvimento Criativo de Pessoas pela Unyahna, já dirigiu quatro shows musicais e mais de 20 espetáculos Teatrais, dos quais seis foram premiados pelo Prêmio Braskem de Teatro. Entre eles “O Sapato do Meu Tio”.

Fundou e dirige desde 1998 o Viapalco, grupo de teatro com o qual já produziu mais de dez espetáculos, sendo a maioria com texto de sua autoria em processo colaborativo com os integrantes do grupo.

 

Foi um dos fundadores da Cooperativa Baiana de Teatro, na qual foi presidente por dois mandato e diretor financeiro por um mandato.

Como produtor coordena todas as atividades e projetos do Grupo Viapalco. Participou também da produção dos projetos da Cooperativa Baiana de Teatro, enquanto fez parte do seu quadro, como por exemplo, o 1º Festival Nacional de Teatro da Bahia.

Além de participação e cinema nos filmes “Capitães d’areia” de Cecilia Amado e “A Coleção Invisível” de Bernard Attal, participou como ator de diversos espetáculos teatrais, com diferentes diretores. Entre eles “Os Iks”, 8ª Montagem do Núcleo de Teatro do TCA.

 

 

Pesquisador e praticante e da arte da palhaçaria, já participou de cursos e oficinas com grandes palhaços de renomes nacionais e internacionais da atualidade tais como Luis Carlos Vasconcelos (Xuxu), Ricardo Puccetti /grupo Lume, Os Doutores da Alegria, André Casaca, Jango Edward, Chacovachi, Pepe Nunes, Gard Hunter, Angela de Castro, Moshe Coen, Sue Morisson. Como conseqüência resultado desses processos criou o espetáculo solo “O Circo de Um Homem Só” a oficina “A Arte de Ser Palhaço” e a palestra “Palhaço: A Arte de Ser Quem Se É”, trabalhos esses que já circularam por diversas cidades, estados e festivais do Brasil. Também assina a direção de vários espetáculos dessa linguagem clownesca, entre eles “O Sapato do Meu Tio”.

 

Como arte-educador trabalhou em projetos como Capacitação Solidária, com jovens de comunidade carente; foi professor do curso de teatro da UAT-Universidade Aberta a Terceira Idade/UNEB; educador do Liceu de Artes e Oficio; e instrutor de teatro no projeto Do Mar ao sertão e do Sertão ao Mar/UNEB. Além de ministrar oficinas e workshops pontuais de interpretação, direção teatral e palhaçaria.  

  • Facebook - White Circle